![]() |
Catarina Alves Costa |
"Mais Alma". 56min. 2001.
Filme documentário sobre a criação artística em Cabo Verde, tendo a realizadora seguido, durante a preparação de uma das edições do festival Mindelact, os ensaios e bastidores dos artistas. Foca o nascimento e a discussão das ideias nos grupos, em busca de formas de exprimir uma identidade nova. Destaca-se a força de Orlando Pantera, cuja morte prematura aos 33 anos de idade levou de Cabo Verde um dos mais promissores criadores dos últimos tempos.
"Senhora Aparecida". 55min. 1994
Em Aparecida, a 50 Km do Porto, a atmosfera em torno da preparação das festas anuais é tensa: o novo padre tenta desencorajar os "pagadores de promessas" de se fazerem transportar em caixões abertos através da aldeia até à capela da Senhora Aparecida. A superstição contra os argumentos teológicos, fidelidade aos votos ou reinterpretação... O conflito é inevitável. É a identidade local e a identidade dos seus habitantes que está em causa. Se este tipo de procissões era comum no norte da Península Ibérica do século dezanove, esta ia ser, provavelmente, a última a ter lugar em Portugal. Na aldeia de Senhora Aparecida preparam-se as festas de Agosto. O andor principal que transporta a Santa deve ter quinze metros de altura. está agora a ser montado e decorado. Aqueles que escaparam à morte celebram agora a vida. a Senhora retribui redistribui o poder que lhe foi concedido...
"O Arquiteto e a cidade velha". 72min. 2003
O arquiteto português Álvaro Siza é convidado a coordenar a recuperação da Cidade Velha, no Cabo Verde, que se candidata a Patrimônio Mundial da Unesco. O projeto suscita expectativa de melhoria das condições de vida na população local, mas como lugar histórico, primeira cidade fundada pelos portugueses, deve retomar sua estrutura original: telhados de palha. O filme mostra o encontro entre os políticos locais, o arquiteto e a população e as negociações travadas ao longo de três anos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário